Semana de Serviço Social e FREPAS

As Semanas de Serviço Social são espaços de discussão do processo de trabalho que docentes , discentes e comunidade sobre o Serviço Social e sua participação na comunidade tijucana e região do Pontal do Triângulo Mineiro. Estas ações decorrem do recém criado curso de serviço social da UFU que vem desenvolvendo ações de ensino pesquisa e extensão contextualizadas às demandas locais e regionais. O curso iniciou suas atividades acadêmicas e comunitárias no campus avançado da cidade de Ituiutaba-MG, em março de 2010. Entre os campos de atuação que se configuraram em oportunidade de ensino pesquisa e extensão situa-se o Projeto Coopercicla que envolve 35 catadores/as na reciclagem urbana organizados em uma cooperativa em seu sexto ano de trabalho.

Encontram-se articulados  interdisciplinarmente nesse projeto saberes teórico metodológicos, ético políticos e técnico-operativos para uma concepção de serviço social com foco na questão ambiental em sua amplitude micro territorial   (local)  e macro territorial (região).

Este projeto lastreia como referencia de pesquisa e extensão elementos que permitiram a criação do Grupo de Pesquisa interdisciplinar do Curso de Serviço Social, da política de Assistência Social Questão Ambiental e Trabalho” cadastrado no CNPq, com objetivo de constituir um espaço de pesquisa, extensão, reflexão e debate sobre as transformações contemporâneas no mundo do trabalho, com ênfase nas particularidades dessas transformações na profissão do Assistente Social, em diferentes espaços sócio-ocupacionais no campo das políticas sociais, notadamente, as de Assistência Social e Ambiental, bem como as novas sociabilidades, ideias e ações que emergem no cenário contemporâneo brasileiro, sobretudo, no que se refere aos movimentos sociais rurais e urbanos da região do Pontal do Triângulo Mineiro. O curso de serviço social iniciou suas atividades, formalmente, na UFU em março de 2010. O corpo docente, inicialmente, composto por dois professores de disciplinas específicas e dois  de disciplinas afins. A experiência com as atividades de extensão universitária, desde então, veem contribuindo grandemente para a formação e a direção que a equipe docente pretende imprimir ao projeto pedagógico do curso, considerando as bases do Projeto Ético Político do Serviço Social.

O Serviço social surgindo como decorrência da divisão sociotécnica do trabalho, afirma-se como uma profissão na sociedade, dotada de uma dimensão teórico-metodológica e técnico-operativa, não se dissociando de implicações de ordem ética e política. (ABEPSS, 2004)

Como apresentação do curso de Serviço Social à sociedade tijucana, realizamos na semana do assistente social maio/2010, o I Seminário de Serviço Social do Pontal, com a colaboração da Pró-reitoria de Extensão Cultura e Assuntos Estudantis da UFU, Gráfica Universitária da UFU, do Núcleo de Assistentes Sociais de Ituiutaba, Secretaria de Desenvolvimento Social de Ituiutaba, Secretaria de Estado de Assistência Social.

O evento foi estruturado de modo a contemplar duas formações na área de Assistência Social e Família tendo como convidadas duas comunicadoras que vieram do Ministério do Desenvolvimento Social M.D.S. - Brasília e da Universidade do Tocantins. O auditório, com 250 pessoas manteve-se envolvido na metodologia participativa que as comunicadoras utilizaram para os conteúdos de formação, durante os dois turnos. A oficina foi finalizada com uma assembléia que votou pela transformação do Seminário em Fórum permanente de discussão de políticas públicas. O público presente, composto de aproximadamente 50 entidades do município entre ONGs, Organizações Sociais e órgãos governamentais participaram ativamente .

Os presentes, entre 53 organizações governamentais e não governamentais, locais e regionais, foram divididos em oficina de trabalho  somando 10  GTs que elaboraram temas propostos como eixos de discussão para o Fórum criado  na Plenária Final do evento, FREPAS (Fórum Regional Permanente de Políticas da Assistência Social)