Skip to main content

Eventos

                  I Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia - 2010                

MÍDIA:

http://www.jornaldopontal.com.br/index.php?ac=news&id=2018

http://www.jornaldopontal.com.br/index.php?ac=news&id=2003 

http://www.jornaldopontal.com.br/index.php?ac=news&id=2477  

 

EVENTOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS


Os eventos acadêmicos e científicos organizados pelo Curso de Pedagogia são de iniciativa do coletivo de professores em atendimento à demanda de atividades de ensino, pesquisa e extensão. São realizados por livre iniciativa do Curso ou em parceria com outros cursos da FACIP, unidades acadêmicas da UFU, universidades federais, Grupos de Pesquisa, ou em parceria com a Prefeitura Municipal de Ituiutaba e o Governo do Estado de Minas Gerais. 

As modalidades mais utilizadas em nosso meio são:


· Congresso: reunião ou encontro de entidades de classe ou associações para a apresentação de conferências. 

· Seminário: reunião de um grupo de estudos que centraliza debates de assuntos expostos pelos participantes. Trata-se de uma exposição oral para participantes que possuam algum conhecimento prévio do assunto a ser debatido. A sessão divide-se em três partes: fase de exposição, fase de discussão, fase de conclusão.

· Curso: conjunto de matérias ou lições ministradas em aulas, conferências ou palestras.

· Palestra: conversa, apresentação de idéias ou conceitos sobre determinado assunto.

· Exposição: exibição pública de produção artística, técnica e científica.

· Mesa-redonda: é preparada e conduzida por um coordenador, que pode ser denominado presidente e funciona como elemento moderador, orientando a discussão para que ela se mantenha em torno do tema principal. Os participantes geralmente são especialistas que apresentam seus pontos de vista sobre o tema, com tempo-limite para a exposição. Após as exposições, os participantes são levados a debater entre si os vários pontos de suas teses, podendo haver a participação dos presentes na forma de perguntas.

· Simpósio: reunião de iniciativa de determinado grupo científico para debates ligados a um assunto específico e a discussão de tema afim aos seus interesses.

· Painel: forma de reunião limitada a um pequeno número de especialistas, em que os expositores debatem entre si o assunto em pauta. O público não tem direito de formular perguntas à mesa.

· Fórum: tipo de reunião menos técnica cujo objetivo é conseguir a efetiva participação de um público numeroso, que deve ser motivado.

· Conferência: trata-se de uma preleção pública sobre determinado assunto técnico, artístico, científico ou literário. O conferencista expõe um tema previamente escolhido por um tempo determinado, e em seguida responde às perguntas formuladas por escrito pelo auditório e dirigidas à mesa.

· Ciclo de palestras: derivado da conferência, difere desta pelo fato de poder estar vinculado a uma série de palestras pronunciadas por professores e especialistas na matéria abordada.

· Jornada: reunião de determinados grupos de profissionais realizada periodicamente, com o objetivo de discussão em congressos. São pequenos congressos, diferindo destes por se tratar de reuniões de grupos de determinada região em épocas propositadamente não coincidentes.

· Sessões de apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso: o Projeto Pedagógico do curso prevê elaboração, apresentação e publicação de um trabalho dissertativo resultante de estudos realizados no decorrer do mesmo, cuja temática pode aprofundar atividades de ensino, pesquisa ou extensão. Concluído o trabalho no último semestre do Curso, o mesmo é apresentado a uma banca avaliadora em sessão pública.