Semana de História do Pontal

O Curso de História da FACIP/UFU realizará, no período de 25 a 29 de setembro de 2017, a V Semana de História do Pontal/IV Encontro de Ensino de História, evento que realizará um profícuo intercâmbio científico sobre 'História e poder: usos do passado e lutas políticas na contemporaneidade'. Trata-se, pois, de analisar as intrínsecas relações entre história e poder a partir de uma perspectiva teórica que concebe que o poder não é atributo exclusivo do Estado e de suas instituições, estando, mais do que isto, disseminado na sociedade civil e presente nas mais diversas interações sociais. As diferentes relações de poder que as sociedades humanas estabelecem historicamente estão no cerne da compreensão de questões extremamente relevantes, como, por exemplo, os limites impostos à plena cidadania e as violações dos direitos humanos. Na manifestação dos antagonismos sociais, são recorrentes os usos do passado com a finalidade de legitimar diferentes projetos de poder e lutas políticas no tempo presente. Esses usos políticos do passado são particularmente intensos por ocasião das comemorações de efemérides, momentos em que são travadas disputas em torno dos significados dos acontecimentos do passado, bem como sobre os modos como eles devem figurar na memória social e histórica no tempo presente. Neste sentido, são exemplos de acontecimentos cujo simbolismo será amplamente explorado nas disputas de poder que marcam a sociedade contemporânea: o centenário da Revolução Russa; a também centenária Greve Geral de 1917 no Brasil; os oitenta anos do golpe que instituiu o Estado Novo; o cinquentenário da morte de Ernesto Che Guevara; etc. Ao analisar as imbricadas relações entre história e poder, este evento examinará temas de inegável relevância científica e social, tais como: as relações étnico-raciais no Brasil e as limitações impostas à plena cidadania; as fragilidades democráticas e as formas autoritárias de poder; as concepções de sociedade e os posicionamentos político-ideológicas subjacentes nas diferentes reformas dos sistemas educacional, trabalhista e previdenciário que estão em curso no Brasil; as atuações de movimentos sociais e as lutas políticas que são travadas na contemporaneidade.

A diversidade temática da V Semana de História do Pontal/IV Encontro de Ensino de História reflete a preocupação de sua Comissão Organizadora em atender aos interesses variados do público que é esperado neste evento. Idealizado como um espaço para promover reflexões, debates e trocas de experiências relacionadas à pesquisa e ao ensino de História, este evento não é direcionado apenas para os historiadores e para a comunidade universitária. Mais do que isso, por seu caráter extensionista, está aberto à participação de professores e alunos das redes municipal e estadual de ensino, bem como da comunidade em geral. O Curso de História da UFU (Campus Pontal) está de portas abertas para toda a comunidade. Visitem-no e sejam muito bem-vindos!

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE: http://www.eventos.ufu.br/shp

DATA E LOCAL DE REALIZAÇÃO DO EVENTO

Data:  26/09/2017 - 18:00 até 29/09/2017 - 22:30

Local: Faculdade de Ciências Integradas do Pontal / Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU)