Laboratórios de Ensino

Atualmente o Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia (Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP) atualmente possui 6 Laboratórios. Além disso, há a disponibilidade de 2 Laboratórios do Curso de Graduação em Química para a realização das disciplinas relacionadas. Ainda, existe um prédio em construção que irá abrigar e realocar os Laboratórios de Genética e Bioquímica e o Laboratório de Anatomia e Fisiologia.

O aumento no uso de computadores ligados à a Internet traz uma avalanche de informações que, se não forem bem selecionadas, traduzem-se em assimilação de conhecimento nulo. A adaptação do Curso de Ciências Biológicas da  Universidade Federal de Uberlândia  ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm sido ampliada ao longo dos 10 anos de existência do Curso.

A Universidade Federal de Uberlândia (Campus Pontal) conta com todas as salas de aula equipadas com telas de projeção e projetores, otimizando o tempo e ampliando as formas de exposição dos conteúdos a serem lecionados. Além disso, há no Campus 2 Laboratórios de Informática com 25 computadores, todos equipados Sistema Operacional Ubuntu GNU/Linux Mate 15.04 64 bits em português.

O Campus Pontal possui cobertura da rede Wi-Fi UFU. Esta é a rede sem fio corporativa, que usa a tecnologia Aruba Networks, fornecendo simplicidade, segurança e mobilidade. De posse da conta do e-mail institucional docentes, discentes e técnicos possuem acesso à rede wi-fi, possibilitando, entre as tarefas comuns como acesso ao e-mail e web, a utilização de smartphones vinculados aos serviços de VoIP, facilitando o intercâmbio entre docentes e discentes das diversas IES, reduzindo significativamente os gastos com telefonia convencional e promovendo o intercâmbio de informações e saberes.

O uso de serviços como VoIP (fone@RNP) é possível pela vinculação da UFU à A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a qual provê a integração global e a colaboração apoiada em tecnologias de informação e comunicação para a geração do conhecimento e a excelência da educação e da pesquisa.

Desde 2002, a RNP é uma Organização Social (OS) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC) e Saúde (MS), que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP). Recentemente, a Universidade Federal de Uberlândia passou a fazer parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Através da CAFe, um usuário mantém todas as suas informações na instituição de origem e pode acessar serviços oferecidos pelas instituições que participam da federação. A CAFe possibilita que cada usuário tenha uma conta única em sua Instituição de origem, válida para todos os serviços oferecidos à federação, eliminando a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento. A relação de confiança entre instituições participantes da Federação permite que o usuário se autentique unicamente em sua instituição de origem, que fornece as garantias de autenticidade e credibilidade necessárias às demais. Em outras  palavras, de posse de seu usuário e senha (vinculados ao e-mail institucional UFU), o usuário (discente, docente ou técnico administrativo) poderá utilizar redes de todas as Instituições de Ensino que participam da CAFe.