Skip to main content

Estrutura do Curso

Gabinetes de trabalho para professores Tempo Integral

Está em fase de conclusão a obra de um edifício destinado a abrigar 55 gabinetes para os professores do campus Pontal, além de laboratórios destinados a diferentes cursos, inclusive o Curso de Ciências Biológicas. Estão previstos: 1) o Laboratório de Anatomia Humana, com 85 m2 (7,5 m x 14,9 m), que contará ainda com um contêiner de cadáveres com 29 m2 (3,7 m x 7,3 m), e 2) Laboratório de Genética e Bioquímica, com 68 m2 (9,85 m x 7,35 m). Além dos laboratórios, o novo prédio contará com  gabinetes para professores, com área de 18 m2(3,6 m x 5,2 m), abrigando três docentes por gabinete e será entregue com mobiliário. A previsão de entrega foi definida para o final de 2017. Atualmente o curso utiliza um espaço de 37,8 m2 (10,83m x 3,5 m) como sala coletiva para professores.

 

Espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos

O curso dispõe (Bloco C) de duas salas contíguas (14,05 m2 cada uma) destinadas à Secretaria e Coordenação do Curso de Ciências Biológicas, ambos espaços climatizados. O acesso a essas salas conta também com plataforma elevatória de uso exclusivo por pessoas com limitações de locomoção. Considerando-se as duas salas, as funções da secretaria e da coordenação podem ocorrer independentemente, sem que ocorra comprometimento entre os serviços. O isolamento da sala da coordenação garante privacidade no trato de assuntos restritos de discentes e docentes. A secretaria e coordenação dispõem de armários, telefones, mesas, computadores com internet e impressoras.

 

Sala de professores

O Curso de Ciências Biológicas conta com ampla sala para reuniões de professores (Bloco C), que, eventualmente, é usada também para reuniões do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do colegiado. As reuniões do NDE e do colegiado também podem ocorrer na sala da Coordenação. A sala de professores é ampla, climatizada e tem boa iluminação e ventilação. O acesso à sala dá-se por escada e plataforma elevatória, usada por pessoas com limitações de locomoção. O local possui tomadas e mesas, em número suficiente para todos os notebooks dos docentes. O espaço é usado pelos docentes para elaboração de aulas, redação de manuscritos, atendimento de discentes e reuniões. Com a conclusão e entrega do edifício com os gabinetes para professores essa sala, será destinada para reuniões e atendimento discente.

 

Salas de aula

Atualmente, em edifício recém construído, o Curso de Ciências Biológicas conta com salas de 56 m2 (7,4 m x 7,6 m) para ministrar aulas teóricas, com capacidade para cerca de  45 alunos. Por ano, são ofertadas 40 vagas para cada uma das modalidades oferecidas (Licenciatura e Bacharelado). O Campus Pontal possui 24 salas de aula (aulas teóricas) no Bloco C, e ainda, 19 salas de aula, sendo dois laboratórios de informática no Bloco B. Todas as salas possuem piso do tipo emborrachado, amplas janelas com vidro temperado branco e quebra-sóis, que oferecem luminosidade e ventilação adequadas às salas, além de ventiladores de teto. Nas salas de aulas teóricas os docentes dispõem de quadro negro e branco além de Data Show.Os professores contam também com setor audiovisual com notebooks e equipamentos de suporte para aulas que utilizem exposições audiovisuais. As salas de aula são atendidas por internet wireless. Plataformas elevatórias permitem o acesso a pessoas com limitações de locomoção.

 

Acesso dos alunos a equipamentos de informática

Os alunos dos dois cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura) contam com dois laboratórios de informática com 25 computadores cada um. O acesso dá-se livremente para pessoas regularmente matriculadas. Esses laboratórios são compartilhados com outros cursos de nosso Campus. Além desses computadores os alunos envolvidos em projetos de Ensino, podem utilizar equipamentos de informática disponibilizados pelo setor de Audiovisual. Os laboratórios didáticos dos cursos de Ciências Biológicas dispõem de, pelo menos, um computador, que poderão ser utilizados em atividades de pesquisa relacionadas ao desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso e de Iniciação Científica.

 

Laboratórios didáticos especializados

O Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, possui em funcionamento seis (06) Laboratórios didáticos próprios, ou seja, laboratórios utilizados essencialmente nas disciplinas do próprio curso de Ciências Biológicas. São eles o Laboratório de Botânica (LABOT), Laboratório de Ecologia e Zoologia e Paleontologia (ECOZO), Laboratório de Microscopia (LAMIC), Laboratório de Ciências Biomédicas (LACBIM), Laboratório de Ensino (LAEN), Laboratório de Anatomia e Fisiologia Humana (LANAF). Está em fase avançada de construção o Laboratório de Bioquímica e Genética (LABGEN). Atualmente esse laboratório desenvolve suas atividades didáticas em laboratório pertencente ao curso de Química, localizado em edificação alugada pela UFU.

O LABGEN conta com reagentes e equipamentos necessários para seu funcionamento. A utilização dos laboratórios ocorre através de aulas práticas vinculadas às disciplinas e atividades relacionadas a Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Iniciação Científica (IC). O acesso físico dá-se por ampla escadaria e por plataforma elevatória, utilizada por pessoas com dificuldades de locomoção.

O LANAF possui um espaço próprio em edifício alugado pela UFU, como os cursos de Química, Geografia.

O Laboratório de Experimentação Biológica (LAEBIO) é laboratório construído com projeto CT-infra onde são desenvolvidas atividades de pesquisa incluindo TCCs e ICs. Tanto o LANAF quanto o LAEBIO estão localizados no primeiro andar de seus respectivos prédios, o que facilita o acesso por pessoas com dificuldade de locomoção.

Os laboratórios didáticos dos cursos de Ciências Biológicas, assim como os demais laboratórios didáticos da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP), funcionam em observância à Resolução nº 04/2014, elaborada pelo Conselho de nossa faculdade (CONFACIP) através de um Regimento Geral dos Laboratórios de Ensino dos Cursos de Graduação. O referido regimento regulamenta o uso dos laboratórios didáticos quanto à organização e funcionamento, o que inclui os horários para funcionamento, das finalidades, das competências, da coordenação, dos técnicos, do patrimônio e recursos financeiros, das normas gerais, inclusive de segurança, e dos usuários. Os laboratórios didáticos dos cursos de Ciências Biológicas foram projetados para atender vinte e dois (22) alunos por turma, ou seja, dois grupos de vinte alunos atendidos em horários sequenciais. Consideramos que a quantidade de equipamentos disponíveis, nos distintos laboratórios didáticos atende adequadamente às necessidades dos discentes em suas aulas práticas.