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Coordenadores: Profa. Dra. Gabriela Lícia Santos Pereira e Prof. Dr. Lucas Matheus da Rocha

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID foi regulamentado em 2010 e é desenvolvido pelo Ministério da Educação. Tem por finalidade apoiar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura nas universidades brasileiras com o fortalecimento da sua formação para o trabalho nas escolas públicas. O Programa oferece 28 bolsas para estudantes e duas para professores do curso de Ciências Biológicas, e outras quatro para professores supervisores das escolas: Escola Estadual Rotary, Escola Municipal Machado de Assis, Escola Estadual Antonio Souza Martins e Escola Estadual Coronel Tonico Franco. 
São objetivos do PIBID: 
⁛incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica e contribuir para a valorização do magistério;
⁛promover a integração entre educação superior e educação básica;
⁛inserir os estudantes de licenciatura das universidades no cotidiano de escolas com a mediação dos profissionais em atuação rede pública de educação;
⁛conhecer o trabalho dos professores em atuação na escola pública de ensino fundamental e de ensino médio, educação regular, educação do campo e educação de jovens e adultos;
⁛incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
⁛construir estratégias, metodologias e recursos para a atuação didática;
⁛contribuir para a articulação entre teoria e prática;
⁛valorizar a construção do conhecimento na escola;
⁛valorizar os sujeitos que participam do cotidiano escolar;
⁛contribuir para integrar escola, cidade e universidade;
A proposta do PIBID contempla um trabalho integrado de formação docente. Dessa maneira, Escola e universidade desenvolvem uma dinâmica de integração para a formação dos futuros professores e o espaço escolar é vivenciado pelos licenciandos para a construção de conhecimentos teórico e prático com o trabalho conjunto entre professores, alunos, supervisores e gestores da escola, professores e alunos dos cursos de licenciatura. O PIBID inclui atividades em dias letivos (segunda-feira a sábado) nos diferentes turnos, sem interferir no planejamento das escolas participantes. São previstas atividades nessas instituições e nas dependências da Universidade Federal de Uberlândia, envolvendo todos os bolsistas (professores coordenadores, professores supervisores e licenciandos) e, também, outros membros da comunidade escolar que queiram colaborar com a execução do PIBID UFU.
Apoio: CAPES
Fonte: http://www.pibid.prograd.ufu.br/

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID foi regulamentado em 2010 e é desenvolvido pelo Ministério da Educação. Tem por finalidade apoiar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura nas universidades brasileiras com o fortalecimento da sua formação para o trabalho nas escolas públicas. O Programa oferece 28 bolsas para estudantes e duas para professores do curso de Ciências Biológicas, e outras quatro para professores supervisores das escolas: Escola Estadual Rotary, Escola Municipal Machado de Assis, Escola Estadual Antonio Souza Martins e Escola Estadual Coronel Tonico Franco. 

São objetivos do PIBID: 

⁛ incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica e contribuir para a valorização do magistério;

⁛ promover a integração entre educação superior e educação básica;

⁛ inserir os estudantes de licenciatura das universidades no cotidiano de escolas com a mediação dos profissionais em atuação rede pública de educação;

⁛ conhecer o trabalho dos professores em atuação na escola pública de ensino fundamental e de ensino médio, educação regular, educação do campo e educação de jovens e adultos;

⁛ incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;

⁛ construir estratégias, metodologias e recursos para a atuação didática;

⁛ contribuir para a articulação entre teoria e prática;

⁛ valorizar a construção do conhecimento na escola;

⁛ valorizar os sujeitos que participam do cotidiano escolar;

⁛ contribuir para integrar escola, cidade e universidade;

A proposta do PIBID contempla um trabalho integrado de formação docente. Dessa maneira, Escola e universidade desenvolvem uma dinâmica de integração para a formação dos futuros professores e o espaço escolar é vivenciado pelos licenciandos para a construção de conhecimentos teórico e prático com o trabalho conjunto entre professores, alunos, supervisores e gestores da escola, professores e alunos dos cursos de licenciatura. O PIBID inclui atividades em dias letivos (segunda-feira a sábado) nos diferentes turnos, sem interferir no planejamento das escolas participantes. São previstas atividades nessas instituições e nas dependências da Universidade Federal de Uberlândia, envolvendo todos os bolsistas (professores coordenadores, professores supervisores e licenciandos) e, também, outros membros da comunidade escolar que queiram colaborar com a execução do PIBID UFU.

Apoio: CAPES

Fonte: http://www.pibid.prograd.ufu.br/