Matrícula é o ato que vincula oficialmente o discente à UFU por meio de componentes curriculares, sendo atribuição da Pró-reitoria de Graduação, por meio da Diretoria de Administração e Controle Acadêmico e Setor de Matrícula, para cursos de graduação.

O ingresso nos Cursos de Graduação da UFU é feito por uma das seguintes modalidades:

I - processos seletivos;

II- portador de diploma de curso de graduação;

III - transferência facultativa;

IV - mobilidade acadêmica;

V - transferência ex offício; e

VI - outra modalidade que venha a ser criada

Com exceção da Transferência ex offício e da Mobilidade Acadêmica, as demais modalidades de ingresso enumeradas acima são regulamentadas por editais específicos divulgados na página http://www.ingresso.ufu.br.

Para atualização e ampliação de conhecimentos será permitida a discentes de cursos de graduação regularmente matriculados em outras IES e a portadores de diploma de curso de graduação a matrícula como Aluno Especial, mediante existência de vagas e aprovação em processo seletivo próprio, realizado pelo Colegiado de Curso. A matrícula como Aluno Especial não caracteriza vínculo com a UFU, para qualquer efeito.

Consulte aqui o Catálogo de cursos de graduação ofertados pela UFU.

ABAIXO segue tutorial de matrícula para 2017/2!