Tulio de Souza Muniz

Prof. Adjunto

Doutor (2011) pelo Programa de Doutorado em Pós-Colonialismos e Cidadania Global/Sociologia (coord. Boaventura Sousa Santos), do Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra,Portugal, com validação/equivalência (no Brasil) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em História pela UFC (2005). Graduado em História pela UFC (2003). Coordenador adjunto da VI Mostra de Cinema Africano UFC/UNILAB, tema Oralidades Contemporâneas (2012), realizada pelo Departamento de História da UFC e pela UNILAB. Membro da Comissão Coordenadora Geral da VII Mostra Internacional de Cinema Africano UFC/UNILAB, tema MULTICULTURALISMOS(Fev/2014). Ainda na Graduação iniciou estudos sobre populações de pescadores artesanais de lagosta do Litoral Leste do Ceará, e prosseguiu com a pesquisa no Mestrado, a partir das articulações do mundo do trabalho e das histórias de vida desses pescadores com a inserção do Brasil no mercado da pesca industrial internacional. No Doutorado, como bolsista da União Europeia, optou por uma abordagem interdisciplinar e alargada da temática. Na tese, ampliou a interpretação acerca da pesca artesanal, estabelecendo um estudo comparado entre pescadores do Brasil e de Portugal, demonstrando as conexões comuns entre seus saberes, seus enfrentamentos com a indústria e com a crise ambiental global, bem como os conflitos contra a construção de determinados estereótipos sobre esses trabalhadores, pelos meios de comunicação de massa, retroalimentando discursos dominantes. Apontou para elementos que podem unir e fortalecer a globalização contra-hegemônica (Boaventura Santos) entre trabalhadores de diferentes contextos territoriais e culturais, e também para elaboração de políticas comuns de governação dos oceanos entre os Estados membros da CPLP, os quais compartilham de uma relação direta com os oceanos, sendo três deles insulares (Cabo Verde, Timor Leste e São Tomé e Príncipe) e cinco costeiros (Angola, Brasil, Guiné Bissau, Moçambique e Portugal). A versão em livro da tese foi publicada em Nov. 2014 pela Editora Annablume, com o título O OURO DO MAR. Foi Membro da Comissão Científica do III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade (Unicamp/USP, 2012). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória da UFC (desde 2010). Bolsista de DCR do CNPq - Nível C, no Depto. de História da UFC (Out/2012 ate Jul/2013). Tem experiência na área de História,,Educação e Sociologia, com ênfase em História Contemporânea, ,Educação e Sociologia , atuando principalmente nos seguintes temas: racismo e anti racismo no Brasil, Educação, maritimidades, pesca, trabalho, lusofonia, Relações Internacionais, África contemporânea, alteridade, diferença, ferrovia, natureza e meio ambiente, cotidiano indígena. Foi professor Visitante do Instituto de Humanidades e Letras da UNILAB (Jul. 2013-Dez.2014) e é Professor Adjunto do mesmo Instituto desde Dez. 2014.