Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro

Prof. Associado

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1983), foi a primeira discente do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO da Universidade Federal de Uberlândia a defender o MESTRADO EM EDUCAÇÃO no (1992) na UFU.Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-Doutorado em Psiquiatria, Neurologia e Psicologia Médica (2000). Aprovada em Concurso Público de Provas e Títulos realizado pela Universidade Federal de Uberlândia para o exercício do magistério superior na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal UFU - Diário Oficial da União - Seção 3 - 29/06/2006 - Curso de Pedagogia Área 1 - Política e Gestão da Educação e História da Educação. É professora de História da Educação e Política e Gestão da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na qual é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografias da Educação (NEPHE-) Membro da Comissão local da organização do VI Luso Brasileiro de História da Educação 2006/UFU/MG. É sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), membro do Grupo de Trabalho em Formação Docente, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História das Instituições Educacionais, Gênero, Etnia e Geração, Memória e História da Educação. É autora do Livro: Ensino Noturno: A travessia para a Esperança-Global - Editora. 1995 e co-autora do Livro: Primórdios na Escola Pública Republicana no Triângulo Mineiro, juntamente com os autores Elizabeth Farias da Silva e José Carlos Souza Araújo - editora EGIL/FAPEMIG-2003.É organizadora e co-autora da juntamente com os professores doutores José Carlos Souza Araújo e Sauloéber Társio de Souza da coletânea intitulada: Do Público ao Privado, do Confessional ao Laico: A história das instituições escolares na Ituiutaba do século XX. 1. ed. Uberlândia - MG: EDUFU/FAPEMIG, 2009. 277 p. É organizadora e co-autora juntamente com os professores doutores José Carlos Souza Araújo e Sauloéber Társio de Souza da coletânea que se encontra no prelo intitulada: Grupos Escolares na Modernidade Mineira (Triângulo e Alto Paranaíba) com apoio da FAPEMIGe da editora Alínea.É docente do PROGRAMA DE Pós-graduação da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (FACED),orientando alunos do mestrado e doutorado.Foi membro da CAMARA SHA da Fapemig nos anos de 2002 a 2006;É Membro do Conselho Editorial da Revista HISTEDBR on-line. Desde 2008.É membro do conselho editorial do periódico Cadernos de História da Educação da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.Foi Membro e Coordenadora de Comissão de julgamento das propostas referentes ao Edital FAPEMIG - 3/2011 - Programa Pesquisador Mineiro PPM V FHA, nos dias 31 de maio e 01 de junho, durante o dia todo. 2011. (Comissão Técnica). Comissão de julgamento das propostas referentes ao Edital FAPEMIG - 5/2011 Programa de Apoio à Publicações Científicas e Tecnológicas - Publicação de Períodicos Científicos institucionais, no dia 6 de julho, o dia todo. 2011. (Comissão Técnica).Recebeu o Grau de Medalha de Honra pelos relevantes serviços prestado à Educação em Minas Gerais do Governador do Estado de Minas Gerais ,Itamar Augusto Cautiero Franco em 15 de Outubro.