Newman Di Carlo Caldeira

Prof. Adjunto

Licenciado e Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000-2004). Possui Mestrado em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História Social - PPGHIS/UFRJ (2005-2007) e Doutorado em História no mesmo programa (2008-2012). Em março de 2009, iniciou o curso de Pós-graduação Lato Sensu (Especialização) em História das Relações Internacionais e, em agosto do mesmo ano, trancou o curso na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi Professor (Regime de Tempo Integral - RTI - 40h) do curso de História da Universidade Gama Filho entre agosto de 2009 e outubro de 2013, onde lecionava nos cursos de Bacharelado e Licenciatura. Na Gama Filho, Pesquisador das áreas de América e Brasil com projeto individual cadastrado no PIBIC-CNPq/UGF, membro titular do colegiado do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de História. As áreas de atuação na Universidade Gama Filho estavam ligadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão, especialmente: História da América; Culturas Africanas; História Cultural; Métodos e Técnicas em História Social; Orientação e Elaboração de Projetos Pedagógicos para o Ensino de História (formação de Professores); Oficinas de Licenciatura em História; Teoria e Metodologia de História; e, Orientação de Projetos de Pesquisa em História (Bacharelado). Atua nas áreas de História da América e História do Brasil, com destaque para os seguintes temas: história das relações internacionais sul-americanas no século XIX, história do Brasil Império e da experiência escravista na América do Sul.