PROJETOS INSTITUCIONALIZADOS DE PESQUISA - Em andamento

Abaixo se encontram informações sobre projetos institucionalizados de Pesquisa, em desenvolvimento no Curso de Física. Maior detalhamento poderá ser obtido junto aos coordenadores dos projetos.

Enfrentamento de problemas: uma agenda de pesquisa integradora na formação inicial e continuada de professores de física

Descrição: A proposição deste projeto está fundamentada em uma interação existente com quatro grupos de professores de física do Ensino Médio, atuantes há mais de 8 anos; três no país e um na Argentina. Estes grupos constituem-se em experiências bem sucedidas de formação continuada. Neste quadro, a possibilidade de trabalhar com quatro grupos distintos e atuantes há tanto tempo apresenta-se como uma oportunidade ímpar para aprofundar questões acerca das condições que favorecem a longevidade de suas propostas em formação continuada e sobre a repercussão de suas atividades, principalmente no contexto escolar. A partir de um trabalho colaborativo com os grupos destacados, os objetivos gerais deste projeto são: Identificar características dos grupos relacionadas à continuidade de suas atividades e ao engajamento de seus membros; investigar as características da produção de cada um dos grupos considerados, procurando estabelecer categorias comuns de análise; e analisar as perturbações e influências promovidas pela ação do grupo no contexto escolar (currículo, outros professores, gestores, escola). A perspectiva é de que possamos estabelecer, a partir das experiências vivenciadas pelos grupos, elementos comuns, que forneçam novos subsídios teóricos para a formação inicial e continuada de professores, numa agenda de pesquisa que envolve, ainda, um grupo local em formação e atividades na licenciatura em física da IES de vínculo. Pretendemos que estes subsídios estejam relacionados tanto ao currículo quanto ao contexto mais amplo do sistema escolar/educacional; que aportem contribuições significativas ao desenvolvimento profissional e à ampliação da autonomia docente, principalmente através da valorização dos saberes dos professores.

Situação: Em andamento (2012-2014).

Alunos envolvidos: Graduação (4).

Integrantes: Eduardo Adolfo Terrazzan (UFSM); Jesuína Lopes de Almeida Pacca (USP); Maria Cecília Gramajo (UNSA/Argentina); Claudio Luiz Hernandes (IFFarroupilha); Taniamara Vizzotto Chaves (IFFarroupilha); Emerson Luiz Gelamo; Milton Antonio Auth; Sandro Rogério Vargas Ustra – Coordenador.

Financiador(es): Edital FAPEMIG 01/2011 – Demanda Universal.

Desenvolvimento de currículo em Ciências da Natureza e suas Tecnologias em espaços interativos de grupos de sujeitos diversificados

Descrição: O presente projeto insere-se na linha de pesquisa Desenvolvimento de Currículo e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. A partir da proposta curricular SE, já elaborada, desenvolver SE em sala-ambiente na universidade e no âmbito escolar, com estudantes do Ensino Médio e do Fundamental provenientes das escolas parceiras do GIPEC-UNIJUI, tendo o Ciberespaço (ambiente multimídia já em utilização pelos pesquisadores do GIPEC) como aporte para potencializar as produções e interações.

Situação: Em andamento.

Alunos envolvidos: Graduação (20); mestrado acadêmico (6).

Integrantes: Otavio Aloisio Maldaner (UNIJUÍ); Sandra B Nonenmacher (UNIJUÍ); Alvina Canal Kinalski (UNIJUÍ); Maria Cristina Pansera-de-Araújo (UNIJUÍ) – Coordenadora; Milton Antônio Auth.

Financiador(es): CNPq - Auxílio financeiro e bolsas.