PROJETOS INSTITUCIONALIZADOS DE EXTENSÃO - Em andamento

Abaixo se encontram informações sobre projetos institucionalizados de Extensão, em desenvolvimento no Curso de Física. Maior detalhamento poderá ser obtido junto aos coordenadores dos projetos. Sugestões, solicitações de atividades extensionistas ou informações sobre projetos em fase de elaboração poderão ser encaminhadas à Coordenação do Curso.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID / Subprojeto Física Pontal

Descrição: Neste programa são conferidas bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura, para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente. É priorizada a inserção dos licenciados na escola vinculada, de maneira a desenvolver uma racionalidade que se paute na prática e no cotidiano escolar, identificando lacunas, possibilidades metodológicas, estruturais e humanas para o desenvolvimento da ação docente. As atividades relativas ao subprojeto incluem ações sistemáticas dos licenciandos em física, integrando-os à prática docente em situações reais de ensino e incluindo-os nas reflexões, discussões, tomadas de decisões relativas a possíveis intervenções didático-pedagógicas no ensino de física e na área de ciências da natureza.

Situação: em andamento.

Alunos envolvidos: graduação (20).

Integrantes: Vanda Maria de Paiva Rezende (E.E. Cel. Tonico Franco); Wender Marques dos Santos (E.E. Antônio Souza Martins), Sandro Rogério Vargas Ustra; Emerson Luiz Gelamo; Milton Antônio Auth - Coordenador.

Financiador(es): CAPES.

Enfrentamento de problemas e formação continuada de professores de Ciências/Física: constituição de um espaço emancipatório

Descrição: A proposição deste projeto está fundamentada na compreensão da formação continuada num viés mais amplo para a resolução de problemas; ou, de modo mais específico, para o processo de enfrentamento de problemas da prática profissional docente. Os objetivos gerais do projeto são: Desenvolver atividades extensionistas com professores das áreas de ciência e física da região de Ituiutaba (Ituiutaba e municípios limítrofes) sobre a temática de enfrentamento de problemas de física em sala de aula; promover atividades extensionistas envolvendo o processo de enfrentamento de problemas relacionados ao contexto mais abrangente do exercício docente; e sistematizar as produções e experiências vivenciadas nas atividades extensionistas no formato de módulos didáticos e diários da prática pedagógica sobre a temática de enfrentamento de problemas. A perspectiva é de que, ao final deste projeto, possamos estabelecer, a partir das experiências vivenciadas pelos participantes, subsídios didáticos e profissionais relacionados tanto ao exercício docente em sala de aula quanto ao próprio desenvolvimento profissional do professor, considerando seu contexto mais abrangente de atuação.

Situação: Em andamento (2012).

Alunos envolvidos: graduação (05).

Integrantes:Sandro Rogério Vargas Ustra - Coordenador.

Financiador(es): PIBEX/UFU