Skip to main content

Especialização em Educação Infantil: Docência, Gestão, Saberes e Práticas Educacionais

 

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Curso de Pós-graduação (lato-sensu): Educação Infantil: Docência, Gestão, Saberes e Práticas Educacionais foi construído a partir de trabalhos realizados pelos docentes do Curso de Pedagogia da FACIP/UFU e por membros do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias (GEPI), que tem como objetivo geral a produção de conhecimentos sobre infância e educação por meio de estudos, pesquisas, ações de extensão nas áreas ligadas à história da infância, ao desenvolvimento infantil, às práticas pedagógicas nas instituições educativas, à formação docente e às políticas educacionais para crianças pequenas. Essa especialização representa uma possibilidade de construção de momentos de reflexões, diálogos e estudos sobre esse nível de ensino, com seus diversos atores: membros do GEPI, professores da FACIP e docentes de instituições públicas da cidade de Ituiutaba/MG. O princípio do curso é contribuir com a formação de profissionais da educação com posturas críticas, reflexivas e investigativas, que consigam contribuir na construção de projetos educativos que contemplem as crianças como sujeitos sociais, culturais e históricos e que considerem as necessidades, desejos e direitos das crianças pequenas.

 

DISCIPLINAS

Obrigatória 16h/a

Discutir questões referentes à família e à infância em suas conexões com a educação, a partir do foco em diferentes contextos da história do mundo Ocidental e da sociedade brasileira.

Ficha da disciplina

Obrigatória 16h/a

Analisar os conceitos de infância que contribuíram para a construção da Educação Moderna e Contemporânea.

Ficha da disciplina

Obrigatória 16h/a

Analisar a dinâmica social, cultural, econômica e política e suas implicações nas mudanças sociais associando ao espaço educacional.

Ficha da disciplina

Obrigatória 16h/a

Ampliar o debate em torno das políticas públicas relacionadas à educação/os cuidados das crianças de 0 a 6 anos em instituições de educação infantil.

Ficha da disciplina

Obrigatória 16h/a

Propiciar a compreensão dos conhecimentos científicos da Psicologia e suas principais teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Oferecer conhecimentos psicológicos que ofereçam suporte para a prática docente em contexto educacional.

Ficha da disciplina

Obrigatória 16h/a

Refletir sobre a formação e a prática do docente no Ensino Superior, compreendendo as diferentes concepções e dimensões do processo ensino-aprendizagem, nesta etapa, e suas especificidades.

Ficha da disciplina

Obrigatória 16h/a

Propor subsídios teóricos e operacionais em relação aos aspectos metodológicos da pesquisa científica na área da Educação.

Ficha da disciplina

Obrigatória 16h/a

Contribuir para a compreensão dos fatores e condições biológicas, sociais e culturais que impactam o desenvolvimento e aprendizagem da criança de 0 a 5 anos e, por conseguinte, de sua vida escolar posterior..

Ficha da disciplina

Obrigatória 16h/a

Possibilitar o conhecimento e compreensão dos fundamentos, princípios e os objetivos da educação inclusiva de forma crítica e refletir sobre as práticas educativas que permeiam a proposta da inclusão.

Ficha da disciplina

Obrigatória 16h/a

Analisar a organização curricular e os processos metodológicos para o trabalho pedagógico na Educação Infantil e a organização de rotinas e ambientes que promovam o desenvolvimento da criança e o conhecimento de si e do mundo.

Ficha da disciplina

Obrigatória 16h/a

Discutir os conceitos de Planejamento e de Projeto Político-Pedagógico a partir de uma perspectiva política mais ampla, privilegiando seus elementos básicos, finalidades, níveis, etapas e refletir sobre a organização do trabalho pedagógico nas instituições de Educação Infantil.

Ficha da disciplina

Obrigatória 16h/a

Discutir questões do processo de ensinagem de Arte na Educação Infantil, sensibilizar  e formar  sensibilidades que desencadeiam políticas para as infâncias, suas culturas.

Ficha da disciplina

Obrigatória 16h/a

Refletir sobre o processo de desenvolvimento da linguagem natural por meio do processamento cognitivo da criança, com ênfase na linguagem oral e escrita. Discutir sobre práticas docentes significativas que envolvam  o ensino e a aprendizagem da linguagem oral e escrita nas crianças de  0 a 5 anos.

Ficha da disciplina

Obrigatória 16h/a

Conhecer as especificidades do texto literário e do texto literário infantil, bem como suas possibilidades de trabalho na formação do leitor.

Ficha da disciplina

Obrigatória 16h/a

Analisar o corpo e o movimento corporal da criança pequena como uma linguagem fundamental no desenvolvimento infantil.

Ficha da disciplina

Obrigatória 16h/a

Privilegiar os estudos dos problemas etnico-raciais na Educação Infantil, incluindo debates e os conhecimentos históricos sobre a Lei 10.639/2003, as práticas sócio-culturais, a constituição de identidades das crianças negras e concepções de matriz afro-brasileira. Ampliar a discussão para desenvolver reflexões sobre os desafios posto á docência na Educação Infantil.

Ficha da disciplina

Obrigatória 16h/a

Discutir o processo avaliativo permanente de observação, registro e reflexão acerca do pensamento das crianças, de suas diferenças culturais e de seu desenvolvimento, como eixo para o repensar do fazer pedagógico na Educação Infantil.

Ficha da disciplina

Obrigatória 16h/a

Conhecer o processo de construção da profissionalidade dos professores da Educação Infantil.

Ficha da disciplina

Obrigatória 60h/a

Instrumentalizar o aluno no processo de elaboração de um projeto de pesquisa e na sistematização e produção do conhecimento na área da Educação Especial e Inclusão Educacional.

Ficha da disciplina

Obrigatória 4h/a

Apresentar por escrito e oralmente os resultados da investigação desenvolvida no Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusão Educacional.

Ficha da disciplina

 

CRONOGRAMA

DISCIPLINADATAS DE REALIZAÇÃOCARGA HORARIAPROFESSOR(A)
Aula Inaugural dos Cursos de Formação Continuada de Professores 01/10/16 4 Professores dos Cursos de Especialização da UFU
História Social da Infância 29/10/16 e 04/02/17 16 Simone Cléa dos Santos Miyoshi
Filosofia e Educação na Infância 11/02/17 e 18/02/17
16 Armindo Quillici Neto
Fundamentos Psicológicos da Educação 04/03/17 e 11/03/17
16 Cláudio Gonçalves Prado
RECESSO 11/12/16 a 03/02/17
   
Políticas públicas para a Educação Infantil 18/03/17 e 25/03/17
16 Lúcia de Fátima Valente
Sociologia da Criança e da Família 01/04/17 e 08/04/17
16 Mauro Machado Vieira
Metodologia do Ensino Superior
29/04/17 e 06/05/17 16 Waléria Furtado
Metodologia do Trabalho Científico
13/05/17 e 20/05/17
16 Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira
Início das orientações de TCC 14/05/17
60 Todos os professores do curso.
Infância, Desenvolvimento e Aprendizagem 27/05/17 e 03/06/17
16 Maria Aparecida Augusto Satto Vilela
A Inclusão no cotidiano da Educação Infantil 11/11/2017 e 18/11/17 16 Vilma Aparecida Souza
Construção da Identidade do Educador da Educação Infantil
15/07/17 e 05/08/17 16
Glaucia Signorelli de Queiroz
Gonçalves
Glaucia Signorelli de Queiroz
Currículo e organização do tempo e espaço na Educação Infantil 12/08/17 e 19/08/17 16 Fernanda Duarte Araújo Silva
RECESSO 16/07/17 a 04/08/17

Planejamento e Projeto Político-Pedagógico na Educação Infantil 24/06/17 e 08/07/17 16 Valéria Rezende
O Processo de Avaliação na Educação Infantil 26/08/17 e 02/09/17 16  Mariane Gomes Pereira
Linguagem oral e escrita e na Educação Infantil 16/09/17 e 23/09/17 16 Mical Marcelino
Literatura na Educação Infantil

09/06/17 (noite)

10/06/17 (manhã)

30/06/17 (noite)

01/07/17 (manhã)

16 Karina Klinke
Corpo e Movimento na Educação Infantil 21/10/17 e 28/10/17 16 Leonice Matilde Richter
A Diversidade na Educação Infantil 11/11/17 e 18/11/17 16 Vânia Aparecida Martins Bernardes
Infâncias e arte: Pintando, bordando, rasgando, desenhando e melecando na Educação Infantil 25/11/17 e 02/12/17
Lilian Calaça da Silva
Seminário de Integração: Currículo e Organização do trabalho pedagógico para a infância 09/12/17 8 Professores responsáveis pelo eixo
Defesa dos TCCs (opção bancas) 11/12/17 a 16/12/17 4 Professores do curso

 

CORPO DOCENTE

NomeFunçãoTitulação
Armindo Quillici Neto Professor FACIP/UFU Doutor em Educação
Claudio Gonçalves Prado Professor FACIP/UFU Doutor em Educação
Fernanda Duarte Araújo Silva Professora FACIP/UFU Doutora em Educação
Glaucia Signorelli de Q.Gonçalves Professora FACIP/UFU Doutora em Educação
Karina Klinke Professora FACIP/UFU Doutora em Educação
Leonice Matilde Richter Professora FACIP/UFU Doutora em Educação
Lilian Calaça da Silva Professora FACIP/UFU Mestre em Educação
Lúcia de Fatima Valente Professora FACIP/UFU Doutora em Educação
Lúcia Helena M. de M. Oliveira Professora FACIP/UFU Doutora em Educação
Maria Aparecida A. Satto Vilela Professora FACIP/UFU Doutora em Educação
Mariane Gomes Pereira Professora FACIP/UFU Mestre em Educação
Mical Marcelino Professora FACIP/UFU Doutora em Educação
Simone Cléa dos Santos Miyoshi Professora FACIP/UFU Mestre em Educação
Valeria Moreira Rezende Professor FACIP/UFU Doutora em Educação
Vânia Aparecida M.Bernardes Professora FACIP/UFU Doutora em Educação
Vilma Aparecida de Souza Professora FACIP/UFU Doutora em Educação
Waléria Furtado Pereira Professora FACIP/UFU Doutora em Educação

 

COORDENAÇÃO

Profa. Dra. Fernanda Duarte Araújo Silva

Email para contato: educacaoinfantilfacip@gmail.com

 

DOCUMENTAÇÃO