APRESENTAÇÃO DO CURSO
O Curso de Pós-graduação (lato-sensu): Educação Infantil: Docência, Gestão, Saberes e Práticas Educacionais foi construído a partir de trabalhos realizados pelos docentes do Curso de Pedagogia da FACIP/UFU e por membros do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias (GEPI), que tem como objetivo geral a produção de conhecimentos sobre infância e educação por meio de estudos, pesquisas, ações de extensão nas áreas ligadas à história da infância, ao desenvolvimento infantil, às práticas pedagógicas nas instituições educativas, à formação docente e às políticas educacionais para crianças pequenas. Essa especialização representa uma possibilidade de construção de momentos de reflexões, diálogos e estudos sobre esse nível de ensino, com seus diversos atores: membros do GEPI, professores da FACIP e docentes de instituições públicas da cidade de Ituiutaba/MG. O princípio do curso é contribuir com a formação de profissionais da educação com posturas críticas, reflexivas e investigativas, que consigam contribuir na construção de projetos educativos que contemplem as crianças como sujeitos sociais, culturais e históricos e que considerem as necessidades, desejos e direitos das crianças pequenas.
DISCIPLINAS
Obrigatória 16h/a
Discutir questões referentes à família e à infância em suas conexões com a educação, a partir do foco em diferentes contextos da história do mundo Ocidental e da sociedade brasileira.
Obrigatória 16h/a
Analisar os conceitos de infância que contribuíram para a construção da Educação Moderna e Contemporânea.
Obrigatória 16h/a
Analisar a dinâmica social, cultural, econômica e política e suas implicações nas mudanças sociais associando ao espaço educacional.
Obrigatória 16h/a
Ampliar o debate em torno das políticas públicas relacionadas à educação/os cuidados das crianças de 0 a 6 anos em instituições de educação infantil.
Obrigatória 16h/a
Propiciar a compreensão dos conhecimentos científicos da Psicologia e suas principais teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Oferecer conhecimentos psicológicos que ofereçam suporte para a prática docente em contexto educacional.
Obrigatória 16h/a
Refletir sobre a formação e a prática do docente no Ensino Superior, compreendendo as diferentes concepções e dimensões do processo ensino-aprendizagem, nesta etapa, e suas especificidades.
Obrigatória 16h/a
Propor subsídios teóricos e operacionais em relação aos aspectos metodológicos da pesquisa científica na área da Educação.
Obrigatória 16h/a
Contribuir para a compreensão dos fatores e condições biológicas, sociais e culturais que impactam o desenvolvimento e aprendizagem da criança de 0 a 5 anos e, por conseguinte, de sua vida escolar posterior..
Obrigatória 16h/a
Possibilitar o conhecimento e compreensão dos fundamentos, princípios e os objetivos da educação inclusiva de forma crítica e refletir sobre as práticas educativas que permeiam a proposta da inclusão.
Obrigatória 16h/a
Analisar a organização curricular e os processos metodológicos para o trabalho pedagógico na Educação Infantil e a organização de rotinas e ambientes que promovam o desenvolvimento da criança e o conhecimento de si e do mundo.
Obrigatória 16h/a
Discutir os conceitos de Planejamento e de Projeto Político-Pedagógico a partir de uma perspectiva política mais ampla, privilegiando seus elementos básicos, finalidades, níveis, etapas e refletir sobre a organização do trabalho pedagógico nas instituições de Educação Infantil.
Obrigatória 16h/a
Discutir questões do processo de ensinagem de Arte na Educação Infantil, sensibilizar e formar sensibilidades que desencadeiam políticas para as infâncias, suas culturas.
Obrigatória 16h/a
Refletir sobre o processo de desenvolvimento da linguagem natural por meio do processamento cognitivo da criança, com ênfase na linguagem oral e escrita. Discutir sobre práticas docentes significativas que envolvam o ensino e a aprendizagem da linguagem oral e escrita nas crianças de 0 a 5 anos.
Obrigatória 16h/a
Conhecer as especificidades do texto literário e do texto literário infantil, bem como suas possibilidades de trabalho na formação do leitor.
Obrigatória 16h/a
Analisar o corpo e o movimento corporal da criança pequena como uma linguagem fundamental no desenvolvimento infantil.
Obrigatória 16h/a
Privilegiar os estudos dos problemas etnico-raciais na Educação Infantil, incluindo debates e os conhecimentos históricos sobre a Lei 10.639/2003, as práticas sócio-culturais, a constituição de identidades das crianças negras e concepções de matriz afro-brasileira. Ampliar a discussão para desenvolver reflexões sobre os desafios posto á docência na Educação Infantil.
Obrigatória 16h/a
Discutir o processo avaliativo permanente de observação, registro e reflexão acerca do pensamento das crianças, de suas diferenças culturais e de seu desenvolvimento, como eixo para o repensar do fazer pedagógico na Educação Infantil.
Obrigatória 16h/a
Conhecer o processo de construção da profissionalidade dos professores da Educação Infantil.
Obrigatória 60h/a
Instrumentalizar o aluno no processo de elaboração de um projeto de pesquisa e na sistematização e produção do conhecimento na área da Educação Especial e Inclusão Educacional.
Obrigatória 4h/a
Apresentar por escrito e oralmente os resultados da investigação desenvolvida no Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusão Educacional.
CRONOGRAMA
DISCIPLINA | DATAS DE REALIZAÇÃO | CARGA HORARIA | PROFESSOR(A) |
---|---|---|---|
Aula Inaugural dos Cursos de Formação Continuada de Professores | 01/10/16 | 4 | Professores dos Cursos de Especialização da UFU |
História Social da Infância | 29/10/16 e 04/02/17 | 16 | Simone Cléa dos Santos Miyoshi |
Filosofia e Educação na Infância | 11/02/17 e 18/02/17 |
16 | Armindo Quillici Neto |
Fundamentos Psicológicos da Educação | 04/03/17 e 11/03/17 |
16 | Cláudio Gonçalves Prado |
RECESSO | 11/12/16 a 03/02/17 |
||
Políticas públicas para a Educação Infantil | 18/03/17 e 25/03/17 |
16 | Lúcia de Fátima Valente |
Sociologia da Criança e da Família | 01/04/17 e 08/04/17 |
16 | Mauro Machado Vieira |
Metodologia do Ensino Superior |
29/04/17 e 06/05/17 | 16 | Waléria Furtado |
Metodologia do Trabalho Científico |
13/05/17 e 20/05/17 |
16 | Lúcia Helena Moreira de Medeiros Oliveira |
Início das orientações de TCC | 14/05/17 |
60 | Todos os professores do curso. |
Infância, Desenvolvimento e Aprendizagem | 27/05/17 e 03/06/17 |
16 | Maria Aparecida Augusto Satto Vilela |
A Inclusão no cotidiano da Educação Infantil | 11/11/2017 e 18/11/17 | 16 | Vilma Aparecida Souza |
Construção da Identidade do Educador da Educação Infantil |
15/07/17 e 05/08/17 | 16 |
Glaucia Signorelli de Queiroz
Gonçalves
Glaucia Signorelli de Queiroz |
Currículo e organização do tempo e espaço na Educação Infantil | 12/08/17 e 19/08/17 | 16 | Fernanda Duarte Araújo Silva |
RECESSO | 16/07/17 a 04/08/17 | ||
Planejamento e Projeto Político-Pedagógico na Educação Infantil | 24/06/17 e 08/07/17 | 16 | Valéria Rezende |
O Processo de Avaliação na Educação Infantil | 26/08/17 e 02/09/17 | 16 | Mariane Gomes Pereira |
Linguagem oral e escrita e na Educação Infantil | 16/09/17 e 23/09/17 | 16 | Mical Marcelino |
Literatura na Educação Infantil |
09/06/17 (noite) 10/06/17 (manhã) 30/06/17 (noite) 01/07/17 (manhã) |
16 | Karina Klinke |
Corpo e Movimento na Educação Infantil | 21/10/17 e 28/10/17 | 16 | Leonice Matilde Richter |
A Diversidade na Educação Infantil | 11/11/17 e 18/11/17 | 16 | Vânia Aparecida Martins Bernardes |
Infâncias e arte: Pintando, bordando, rasgando, desenhando e melecando na Educação Infantil | 25/11/17 e 02/12/17 | Lilian Calaça da Silva | |
Seminário de Integração: Currículo e Organização do trabalho pedagógico para a infância | 09/12/17 | 8 | Professores responsáveis pelo eixo |
Defesa dos TCCs (opção bancas) | 11/12/17 a 16/12/17 | 4 | Professores do curso |
CORPO DOCENTE
Nome | Função | Titulação |
---|---|---|
Armindo Quillici Neto | Professor FACIP/UFU | Doutor em Educação |
Claudio Gonçalves Prado | Professor FACIP/UFU | Doutor em Educação |
Fernanda Duarte Araújo Silva | Professora FACIP/UFU | Doutora em Educação |
Glaucia Signorelli de Q.Gonçalves | Professora FACIP/UFU | Doutora em Educação |
Karina Klinke | Professora FACIP/UFU | Doutora em Educação |
Leonice Matilde Richter | Professora FACIP/UFU | Doutora em Educação |
Lilian Calaça da Silva | Professora FACIP/UFU | Mestre em Educação |
Lúcia de Fatima Valente | Professora FACIP/UFU | Doutora em Educação |
Lúcia Helena M. de M. Oliveira | Professora FACIP/UFU | Doutora em Educação |
Maria Aparecida A. Satto Vilela | Professora FACIP/UFU | Doutora em Educação |
Mariane Gomes Pereira | Professora FACIP/UFU | Mestre em Educação |
Mical Marcelino | Professora FACIP/UFU | Doutora em Educação |
Simone Cléa dos Santos Miyoshi | Professora FACIP/UFU | Mestre em Educação |
Valeria Moreira Rezende | Professor FACIP/UFU | Doutora em Educação |
Vânia Aparecida M.Bernardes | Professora FACIP/UFU | Doutora em Educação |
Vilma Aparecida de Souza | Professora FACIP/UFU | Doutora em Educação |
Waléria Furtado Pereira | Professora FACIP/UFU | Doutora em Educação |
COORDENAÇÃO
Profa. Dra. Fernanda Duarte Araújo Silva
Email para contato: educacaoinfantilfacip@gmail.com