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Projeto Pedagógico

A Universidade Federal de Uberlândia numa perspectiva inovadora de expansão do ensino superior está possibilitando, dentro de sua política de expansão, a abertura de caminhos para a melhoria da qualidade de vida e do acesso a uma educação de qualidade, comprometida com o todo social.

Todas as discussões que culminaram na consolidação do Campus do Pontal privilegiam tais aspectos e redimensionam possibilidades de inovação, de construção de autonomias que dêem condições da realização de uma prática educativa adequada às necessidades dos acadêmicos e do meio social, oferecendo instrumentos de organização institucional e de reflexão pedagógica numa perspectiva de alteridade e de consolidação de práticas cidadãs.

Sendo assim, a consolidação da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal vem contribuir com a mudança do perfil sócio-econômico, cultural e político da região de forma qualitativa. Abrindo portas para a consumação de diálogos permanentes que levem em consideração a qualidade, a criticidade, a sensibilidade e a afetividade, como meios de fazer da prática educativa caminhos para transformações possíveis.

Nessa perspectiva, o primeiro Seminário de Qualidade Acadêmica do Campus do Pontal, realizado nos dias 31 de outubro e 1º. de novembro de 2006, apresentou como princípio norteador discussões sobre os pontos fundamentais a serem considerados durante a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos a serem oferecidos. Isso veio contribuir para a redefinição de muitos olhares acerca do fazer pedagógico, fazendo-nos pensar melhor, aspectos como a questão da relevância social e do próprio papel da instituição na melhoria da qualidade de vida da população na qual se insere e, mais ainda, oportunizar o acesso consciente ao saber a um número maior de pessoas, contemplando seus anseios e vontades em relação ao acesso ao ensino consciente, crítico e de qualidade.

As discussões feitas acerca dessas possibilidades fizeram-nos rever valores, posturas e posicionamentos frente à edificação de uma proposta pedagógica que contemplasse a realidade local, mas que também pudesse subsidiar o crescimento coletivo e individual daqueles que ingressarem no ensino público, bem como, àqueles que vierem a intervir, posteriormente, na sociedade através da sua inserção no mundo do trabalho. Essas questões, também, discutidas durante a realização do Seminário, deram origem à efetivação da proposta pedagógica que ora se apresenta, que teve, também, como ponto de partida para as discussões as experiências do Curso de História, do Instituto de História da UFU, através do seu Projeto Pedagógico.

O Projeto Pedagógico do Curso de História da a Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – Universidade Federal de Uberlândia – Campus do Pontal foi elaborado pelos Professores Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, Dalva Maria de Oliveira Silva e Sérgio Paulo Morais, visando a sua aprovação para execução no Ano Letivo de 2007.